book-now

O Alentejo é a maior de região de Portugal, a agricultura e criação de gado são as actividades mais comuns. Historicamente muito relevante. Foram aqui palcos das mais importantes batalhas, não só que permitiram a criação de Portugal, mas também de defesa contra invasores. O Alentejo é rico em monumentos megalíticos com milhares de anos. Temos um clima espectacular, talvez demasiado quente no verão e por isso os outros portugueses chamam-nos preguiçosos, a verdade é que adoramos viver, comer bem e beber melhor.

Monsaraz

3

Se visita o Alentejo e não vai a Monsaraz acaba de arranjar desculpa para aqui voltar. Não há palavras para descrever o que se sente ao entrar pelas altas muralhas desta aldeia medieval. As vistas são de cortar a respiração e há segredos em cada esquina. Em Monsaraz o tempo parou.

Alcáçovas

1

Esta vila é a casa dos chocalhos e nós adoramos os nossos artesãos. Em 2015 os chocalhos de Alcáçovas foram considerados património material da UNESCO. Aqui em 1479 foi assinado o primeiro acordo global. Em Alcáçovas encontra o oceano em terra, venha saber porquê.

Évoramonte

4

Entre Évora e Estremoz está Évoramonte. No topo uma aldeia medieval, rodeada de muralhas e no centro um espectacular forte. Nunca foi local de batalha mas faz parte de uma linha de defesa da região. Aqui fez-se paz após da nossa primeira e única guerra civil no século XVIII.

Cortiça

8

Em todo o Mundo, é no Alentejo onde encontra maior quantidade de sobreiros, a árvore da cortiça. Na zonas mais montanhosas da nossa região encontra o Montado. A agricultura em harmonia com a natureza. São nas florestas de cortiça onde, em liberdade, é criado o famoso porco preto.

Megalíticos

9

Espalhados por todo o Alentejo estão monumentos megalíticos. Construídos durante o período neolítico, evidenciam a importância desta região para essas comunidades. Em Évora não deixe de visitar o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.

Elvas

7

Conhecida como a rainha da fronteira, Elvas foi muito importante na defesa de Portugal. Está rodeada de muralhas fortificadas em forma de estrela. Quando vislumbrar esta cidade perceberá porque é que nunca foi conquistada. Não perca os seus fortes e o aqueduto da Amoreira

Estremoz

5

É nas redondezas de Estremoz onde encontra o mármore pele de tigre. Na cidade antiga e poderá subir ao topo de uma magnifica torre de mármore. Estremoz divide-se entre cidade alta no topo do monte e rodeada de muralhas e a cidade baixa, no vale. A tradição vinícola é também muito forte.

Arraiolos

2

Inspirados nos persas, os tapetes de Arraiolos são aqui produzidos à 1000 anos. Suba ao castelo e usufrua de maravilhosas vistas sobre a região. Não perca a pastelaria local, os pasteis de toucinho de Arraiolos irão adoçar o seu dia. Espalhadas pelas ruas estão as fábricas de tapetes.

Vila Viçosa

6

Se Portugal tivesse rei seria aqui a sua residência oficial. O castelo de Vila Viçosa é o único em Portugal onde ainda se pode o fosso circundante. Usufrua de um passeio ao redor do castelo, lá dentro estão os museus de arqueologia e caça. O mármore de Vila Viçosa é considerado dos melhores do mundo!

reserve aqui

james-katie-1

leia & avalie

Cante Alentejano

james-katie